Home / Período vegetativo, o que é e quanto tempo dura.

Período vegetativo, o que é e quanto tempo dura.

O que é período vegetativo?

O período vegetativo é aquele compreendido entre a germinação e a floração, quando a planta cresce e se fortalece através da fotossíntese e acumula recursos que serão fundamentais na seguinte fase, como dissemos, a floração, na qual, atingida a maturidade, a planta está apta para a reprodução.

Durante o período vegetativo é importante fornecer à sua planta as melhores condições possíveis de luz e nutrientes já que, quanto maior for seu desenvolvimento, maior será a produção de flores.

Saiba mais da importância dos substratos para cultivo de cannabis indoor.

Como determinar a duração do período vegetativo?

A duração desta fase, no caso do cultivo indoor, depende exclusivamente da preferência do cultivador.
Sendo a cannabis uma planta dependente do fotoperíodo, ela só passa para a fase reprodutiva quando lhe é fornecido um período de luz mais curto que durante o vegetativo.

Em condições naturais a cannabis germina no início da primavera (equinócio), na qual os dias começam a ficar mais longos, se desenvolve durante o restante da primavera e todo o verão, onde os dias são mais longos que a noite (solstício de verão) e floresce quando os dias começam a ficar mais curtos (equinócio) e o fornecimento de luz diminui.

Durante o período vegetativo, então, em condições controladas, é recomendável manter um fotoperíodo de 18 horas de luz para 6 horas de escuridão (18/6). Alguns cultivadores utilizam proporções mais radicais, inclusive 24 horas ininterruptas de luz, mas, a experiência demonstra que, muitas vezes, as plantas sofrem com essa intensidade e o crescimento vê-se afetado.

Assim, quando o cultivador muda o fotoperíodo para 12 x 12 horas, a planta interpreta que “chegou o outono” e se dispõe à floração.

Então: quanto devo fazer durar o período vegetativo?

Voltamos à referência Natureza: em condições normais, este período deveria durar entre 4 e 6 meses, mas, como estamos falando de cultivo indoor, nós que manipulamos da duração.
Desta forma, se estivemos fornecendo a quantidade de luz e nutrientes que a planta precisa, na quarta ou quinta semana de crescimento podemos mudar o fotoperíodo e ela entrará no período de floração.
É claro que isto é extremamente arbitrário.
Tudo depende de qual o objetivo do cultivador.

Você deseja ter flores prontas para fumar logo?

A partir da terceira semana após a germinação já é possível colocar as plantas em floração, não importando o quanto tiverem de altura e desenvolvimento foliar.

Você deseja ter uma colheita abundante?

Aqui é importante permitir que a planta se desenvolva adequadamente. Quanto maior e mais forte estiver, maior quantidade de “camarões” – e de melhor qualidade – ela irá lhe fornecer.
Aqui também vai influir a forma em que você “treinou” a sua planta. Podas apicais, FIM, RIB, Super Cropping e redirecionamentos são técnicas para incrementar a produção de flores e iremos tratar delas mais adiante. Estas técnicas servem também para manter a planta dentro das dimensões da sua grow, quer dizer, limitar seu crescimento vertical.

Nutrientes essenciais para o período vegetativo.

Durante o período vegetativo a planta cresce e se desenvolve. Para isso o principal elemento necessário é o Nitrogênio.
Potássio e Fósforo são também imprescindíveis.
É o conhecido trio de macronutrientes NPK, nomenclatura da tabela periódica dos átomos: N (Nitrogen), P (Phosphorus), K (Kalium – Potassium).

Não podem faltar também os chamados nutrientes secundários: Magnésio (Mg), Cálcio (Ca) e  Enxofre (S). É com eles que a planta produz clorofila, hormônios e vitaminas que viabilizam a absorção da luz, produção de carbohidratos e açúcares e a assimilação de outros nutrientes.

E finalmente, tão importantes quanto os outros, encontram-se os micronutrientes:  Manganeso (Mn), Ferro (Fe), Boro (B), Cloro (Cl), Cobalto (Co), Cobre (Cu), Molibdeno (Mb), Níquel (Ni), Silício (Si), Sódio (Na), Zinco (Zn), e Flúor (F).

Clique e veja como produzir você mesmo um excelente fertilizante orgânico para suas plantas crescerem fortes e bonitas.

Todos estes nutrientes encontram-se de forma balanceada em diversos fertilizantes à venda no mercado – orgânicos ou minerais – mas, para quem quiser produzir seu próprio fertilizante com a certeza de ser totalmente orgânico e poupar um bom dinheiro, CannaBrasil, tem um tutorial ensinando como fazer você mesmo utilizando as sobras de comida.

Importante ainda destacar que, mesmo se tratando de fertilizantes orgânicos, a planta não pode ser sobrecarregada de nutrientes (overfeed) pois o excesso pode “queimar” a sua planta, saturando as raizes e impedindo a absorção dos mesmos.

Agora a sua planta está pronta para a fase de floração.

O que é período vegetativo? O período vegetativo é aquele compreendido entre a germinação e a floração, quando a planta cresce e se fortalece através da fotossíntese e acumula recursos que serão fundamentais na seguinte fase, como dissemos, a floração, na qual, atingida a maturidade, a planta está apta para a reprodução. Durante o período vegetativo é importante fornecer à sua planta as melhores condições possíveis de luz e nutrientes já que, quanto maior for seu desenvolvimento, maior será a produção de flores. Saiba mais da importância dos substratos para cultivo de cannabis indoor. Como determinar a duração do período…

Achou útil este artigo? Avalie!

User Rating: 4.49 ( 22 votes)
error: Content is protected !!