Home / Colheita de cannabis. Colher sua maconha da forma correta.

Colheita de cannabis. Colher sua maconha da forma correta.

COMO COLHER CANNABIS

Finalmente, após muitas semanas de duro trabalho e atenção concentrada, chegou o momento de colher as tão desejadas flores de cannabis.
As plantas estão fortes e bonitas mostrando nas flores e folhas uma miríade de pontinhos brilhantes carregados de canabinoides. Algumas folhas mais antigas estão amarelando e os pistilos brancos começaram a rarear, a maioria estão amarronzados e com as pontas para baixo.
Não há dúvida. É chegada a hora de colher maconha.

Definir o melhor momento para colher maconha.

Como já publicamos anteriormente, o momento exato da colheita de cannabis está determinado fundamentalmente por dois fatores que são interdependentes:

  • O efeito desejado.
  • Características visuais das flores.

Se você está interessado em ter uma maconha para fins recreativos, com um efeito de euforia, aquela sensação de energia criativa, divertida e otimista, é bom colher no ápice da produção de THC. As flores apenas terão começado a murchar e em torno de entre 10% a 30% dos tricomas estarão começando a ficar de cor âmbar.

Já se você deseja uma maconha do tipo medicinal, mais tranquila, pesada, que alivia dores e induz ao sono, é conveniente deixar passar um pouco daquele ponto e esperar que mais de 50% dos tricomas tenham começado a amarelar.

Veja os artigos específicos sobre a importância dos tricomas para definir o ponto exato da colheita.

De todos modos há diversos sinais de que a planta está chegando ao momento da colheita. Como dizemos, as flores se juntaram em botões pesados, inchados, de cor amarronzada. O cheiro é forte e penetrante e, ao toque, tanto as folhas quanto as flores, estão pegajosas.

Técnicas adequadas para a colheita de cannabis.

Uma vez que você determinou que a planta está no momento mais adequado para a colheita é importante deixá-la pelo menos três dias sem regar. Não é imprescindível, mas muitos cultivadores, durante esses dias, deixam as plantas também na escuridão total.

Outra questão importante e que deve ser prevista com algumas semanas de antecipação é não mais fornecer nutrientes à planta.
Se você a esteve alimentando com fertilizantes químicos, pelo menos 20 dias antes deve suspender esses produtos e regar a planta apenas com água limpa.
Se os fertilizantes forem orgânicos interrompa o fornecimento uns dez dias antes da colheita.

Flushing

Outra técnica interessante é o flushing ou lavado que nada é mais do que uma rega intensiva que pode ser feita em dois dias consecutivos, regando com água limpa aproximadamente três vezes o volume do vaso de cada vez. Quer dizer, se o vaso em que se encontra a planta for de 10lt, você irá regar com trinta litros em cada dia. É um trabalho parcimonioso que deve ser feito sem presa e com muito carinho.

O objetivo é eliminar todo resto de fertilizante que a planta não haja conseguido assimilar e assim deixar o sabor mais puro e suave de fumar.

Coloque o vaso na pia ou tanque de lavar e vá vertendo a água no vaso lentamente. Tenha a precaução de não derramar pelas bordas do vaso.

Colheita de cannabis - Flushing

É importante destacar que não existe apenas um procedimento correto para a colheita de cannabis.
Estamos sempre na dependência de fatores tais como objetivos, possibilidades e desejos.

Alguns cultivadores recomendam arrancar toda a planta, lavar bem as raízes e pendurá-la assim, invertida, inteira.
Mas, se você mora em um local de clima úmido, esta opção fará com que a sua planta demore mais para secar, com o consequente risco de que seus amados buds desenvolvam fungos e estraguem.

A técnica mais recomendada é cortar todos os galhos e pendurá-los separadamente, deixando um espaço entre eles para que o ar circule livremente e evitando o atrito e o risco de perder tricomas.
Dependendo da umidade ambiente você pode eliminar as folhas maiores. Mas deixe as folhas menores que ajudarão para uma secagem mais lenta e controlada.
O ideal é que, nos primeiros dias, a planta perca a maior parte da umidade e, a partir dali, a secagem seja mais lenta.

Outra técnica que obedece a situações específicas é a de fazer a colheita em duas ou mais etapas. É recomendada para os casos em que, por uma iluminação precária, os galhos inferiores receberam muito menos luz que os da parte de cima, com o qual as flores desses galhos estão pouco desenvolvidas.
Assim, o cultivador retira os galhos onde as flores estão maduras deixando para mais tarde o restante da planta que, desta forma, irão crescer e amadurecer adequadamente.

Agora a sua planta está pronta para a secagem e cura.

COMO COLHER CANNABIS Finalmente, após muitas semanas de duro trabalho e atenção concentrada, chegou o momento de colher as tão desejadas flores de cannabis. As plantas estão fortes e bonitas mostrando nas flores e folhas uma miríade de pontinhos brilhantes carregados de canabinoides. Algumas folhas mais antigas estão amarelando e os pistilos brancos começaram a rarear, a maioria estão amarronzados e com as pontas para baixo. Não há dúvida. É chegada a hora de colher maconha. Definir o melhor momento para colher maconha. Como já publicamos anteriormente, o momento exato da colheita de cannabis está determinado fundamentalmente por dois fatores…

Achou útil? Avalie!

User Rating: 4.77 ( 11 votes)
error: Content is protected !!