Home / Fase de floração na cannabis. O que fazer para uma colheita abundante.

Fase de floração na cannabis. O que fazer para uma colheita abundante.

O que é a fase de floração na cannabis.

A fase de floração é aquela em que a planta, já madura e apta para a reprodução, começa a produzir flores. Na Natureza, esta fase começa no início do outono (equinócio) quando os dias e as noites tem a mesma duração.

No caso do cultivo indoor, a floração é provocada pela alteração do fotoperíodo, passando do regime de 18/6 que mantém a planta no vegetativo, para o de 12/12 – doze horas de luz e doze horas de escuridão.

Pré-flor fêmea de cannabis
Pré-flor fêmea de cannabis.

É aqui que ela revela seu sexo, com o aparecimento de uns minúsculos pelinhos brancos, chamados pistilos, quando se trata de uma planta fêmea, e umas “bolinhas” se ela for macho, no local em que as folhas primárias se juntam com os galhos.

Apenas as plantas fêmeas irão produzir flores com alto conteúdo de cannabinoides, THC, CBD e outros e, se você não deseja ter flores com sementes, assim que o sexo for detectado, deve retirar ou mesmo eliminar as suas plantas macho, já que, naquelas bolinhas, ela irá produzir pólen para fecundar as plantas fêmeas.

Durante a fase de floração a planta cresce em torno do dobro do tamanho que tinha alcançado durante o vegetativo. É por isso, entre outras razões, que cultivadores experientes controlam o crescimento através de podas e outras técnicas.

sacos-de-polen-cannabis
Cannabis macho

Isto é importante pois durante a fase de floração não deve ser feito qualquer tipo de poda e, se você não tiver controlado a altura da sua planta no vegetativo, dependendo do espaço disponível, ela pode alcançar uma altura que inviabilize esse incremento no crescimento.

Cuidados com as plantas durante a floração.

Também cabe destacar que a planta de cannabis, durante a floração, fica muito mais suscetível ao ataque de parasitas, fungos e outras doenças e você deve manter um controle rigoroso do andamento do processo, vigiando-as diariamente, se possível mais de uma vez por dia.

Na fase de floração as plantas estarão também extremamente sensíveis à luz, precisando escuridão absoluta durante as 12 horas correspondentes.
Assim, qualquer vestígio de luminosidade no local de cultivo, deve ser evitado.

Planta de cannabis hermafrodita.
Planta de cannabis hermafrodita.

O risco é de estresse da planta, podendo reverter para o vegetativo ou, muito mais indesejável, se transformar em hermafrodita, desenvolvendo características masculinas e femininas, com o qual a planta estará perdida.

Os problemas de nutrição também veem-se agravados e é de fundamental importância lhe fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das flores e das substâncias psicoativas e aromáticas.

Saiba mais da importância dos substratos na fase de floração.

Quanto tempo dura o período de floração?

O tempo que decorre entre o aparecimento das flores e a colheita difere de acordo com a variedade de cannabis cultivada.
Se você não conhece a variedade que está cultivando – por tratar-se de sementes de prensado, por exemplo – apenas a experiência irá conduzi-lo.
Se as sementes provem de um fornecedor especializado as embalagens geralmente trazem toda a informação necessária.

Quando colher as flores?

É claro que é possível determinar o momento ótimo da colheita apenas a partir do aspecto exterior das flores. Elas já terão passado do momento de maior esplendor e viço e terão começado a murchar, com as fibras alaranjadas, que eram brancas, perdendo rigidez e se dobrando para baixo.

Mas é necessário ter bastante experiência para não antecipar nem deixar passar o momento em que elas atingiram seu maior equilíbrio.
Atualmente podemos alcançar resultados ótimos observando umas formações microscópicas chamadas tricomas.

Determinando o melhor momento através dos tricomas.

Você poderá ver que as flores, camarões, cogolhos ou buds estarão crescendo e se cobrindo de uns minúsculos pelinhos brancos, parecendo com uma neve… esses pontinhos ou cabelinhos são os tricomas.

Estes tricomas são os portadores dos cannabinoides, terpenos e flavonoides, substâncias responsáveis pelos efeitos psicoativos, físicos, de aroma e sabor específicos de cada espécie de cannabis.

Tricomas de cannabis
Tricomas

Observados com uma lente poderosa, que pode ser uma macro de fotografia, uma lupa com mais de 50x ou os pequenos microscópios portáteis à venda nas grows, os tricomas parecem uns cogumelinhos transparentes, cristalinos.

À medida que a flor vai amadurecendo os tricomas vão ficando leitosos, saturados de THC e terpenos e, mais tarde ambarinos, quer dizer de cor âmbar.
É neste momento, quando entre 10% e 30% dos tricomas estão da cor âmbar, que as flores estão prontas para ser colhidas.

Se colhermos antes pode ser que obtenhamos uma maconha de efeito bastante eufórico, mas também pode ser que percamos potência, pois a planta ainda iria produzir bastante THC.

Se, pelo contrário, deixamos passar mais tempo daquele ponto ótimo, o THC irá oxidando e se convertendo em CBD, com o qual a maconha obtida terá um forte efeito narcótico dando aquela chapação de ficar estirado no sofá.

Clique nos slides para aumentar as imagens*.

*Fotos de uma White Widow cultivada indoor em Montevidéu, Uruguai.

De que precisa a planta durante a fase de floração?

Luz!
Muita luz!
Mais luz ainda!

Sim. O tamanho e qualidade dos seus camarões vai depender diretamente da quantidade (e qualidade) de luz.

Se você olhar atentamente o processo vai poder observar que os ramos de baixo da planta, onde chega pouca luz, vão se desenvolver pouco, com flores pequenas e sem volume.
É importante então uma luz forte, de espectro amplo – os raios ultravioletas são fundamentais na quimica dos cannabinoides – e bem distribuida.

Muitos cultivadores fazem podas seletivas, retirando folhas mais velhas para facilitar o acesso à luz aos ramos inferiores. Mas é uma técnica controversa pois a planta utiliza essas folhas grandes para retirar recursos na eventualidade de alguma carência.

Outros cultivadores fazem a colheita em duas vezes, retirando os galhos com camarões bem desenvolvidos e deixando os galhos de baixo para um segundo momento.

Mas tenha cuidado com o calor!
Durante a floração as plantas estarão muito sensíveis ao calor que pode destruir boa parte das substâncias contidas nos tricomas.
A umidade também deve ser controlada. É sempre bom reduzir as regas e manter um ambiente relativamente seco.

E os nutrientes?

Durante a fase de floração a planta precisa sobre tudo de fósforo e potásio. Carbono e enxofre são também fundamentais.

O nitrogênio, tão importante durante o vegetativo, agora pode, inclusive, atrapalhar. Cuide para que o fertilizante que estiver utilizando não contenha altas concentrações deste elemento.

Aprenda aqui como fazer um minhocário e produza você mesmo um excelente fertilizante orgânico para suas plantinhas.

Agora a sua planta está pronta para a colheita.

O que é a fase de floração na cannabis. A fase de floração é aquela em que a planta, já madura e apta para a reprodução, começa a produzir flores. Na Natureza, esta fase começa no início do outono (equinócio) quando os dias e as noites tem a mesma duração. No caso do cultivo indoor, a floração é provocada pela alteração do fotoperíodo, passando do regime de 18/6 que mantém a planta no vegetativo, para o de 12/12 - doze horas de luz e doze horas de escuridão. É aqui que ela revela seu sexo, com o aparecimento de uns…

Achou útil? Avalie!

User Rating: 4.62 ( 22 votes)
error: Content is protected !!