Que vai acontecer no sábado em Nevada?
Qualquer pessoa acima dos 21 anos com uma carteira de identidade válida poderá comprar até 28g de maconha e até 4g de comestíveis ou concentrados de cannabis. Os reguladores estaduais comunicaram que pelo menos 17 lojas estão habilitadas para venda recreativa e espera-se que outras 40 sejam licenciadas até sábado.
Varias lojas estão planejando festas de inauguração enquanto Andrew Jolley, Presidente da Associação de Dispensários de Nevada, disse não ter uma previsão de que tipo de participação esperar, mas aponta: “Estamos antecipando clientes muito felizes”.
E então?
Especialistas da indústria prevêem que o mercado de Nevada será o maior do país, pelo menos até a Califórnia lançar as vendas recreativas em janeiro.
As vendas de Nevada devem eventualmente exceder as do estado de Colorado, Oregon e Washington por causa dos 45 milhões de turistas que visitam anualmente Las Vegas. Os reguladores prevêem que 63% dos clientes serão turistas.
No entanto, não está claro quantas pessoas sabem que a maconha está prestes a ser legal. A lei proíbe a propaganda de maconha no rádio, na televisão ou em qualquer outro meio considerando que cerca de 30% da audiência seja menor de 21 anos.
Onde posso acender?
É ilegal em locais públicos, incluindo parques, eventos esportivos, veículos em movimento, casinos, hotéis, concertos, festivais e enquanto você está caminhando pela rua. Da mesma forma que é beber álcool ao ar livre nas ruas de Las Vegas, onde, em geral não há penalidades a menos que alguém esteja causando problemas. Ainda não está claro se a maconha será tratada de forma semelhante.
As pessoas foram autorizadas a usar maconha em suas casas desde 01 de janeiro, mas não havia nenhum lugar para comprá-la legalmente sem uma receita médica. Isto muda a partir de sábado, mas não onde você pode fumar.
E a batalha legal?
Um pedido judicial permite licenças de distribuição de maconha apenas à indústria do álcool, mas o Estado pretende recorrer. A lei aprovada diz que os atacadistas de bebidas alcoólicas têm o direito exclusivo de transportar maconha de produtores para varejistas, sendo Nevada o único estado com esse tipo de acordo.
Os dispensários existentes podem vender seus estoques até que acabem, estimando-se que possam durar três semanas ou mais. Isso significa que as lojas de varejo podem ficar em falta de provisão aproximadamente a principios de agosto.
Até então, no entanto, o estado deverá ter emitido pelo menos algumas licenças de distribuição para atacadistas de álcool.
“Tenho a sensação de que a maioria, se não todos, os dispensários terão estoque suficiente para atender clientes de varejo até que os distribuidores estejam funcionando”, disse o presidente da Associação de Dispensários de Nevada, Andrew Jolley.
Resumido de The Cannabist