Germinar sementes de cannabis é relativamente fácil e a taxa de sucesso é alta se as sementes estiverem em bom estado. O ideal é que estejam em um ambiente escuro, úmido e com uma temperatura mais ou menos estável entre os 20° e os 25°C.
Vamos precisar apenas de um tupperware ou outro recipiente que possa ser bem fechado, algodão ou papel toalha e água.
Comece conferindo a qualidade das sementes apertando-as entre o polegar e o indicador. Se quebrarem pode descartá-las.
As que estiverem durinhas é bom submergi-las em água morna (não mais de 26°) de 6 a 12 horas em um recipiente fechado e no escuro. Empurre-as para que fiquem submersas, mas eventualmente, podem continuar boiando sem problema. Pode ser que, até o final dessas primeiras 12 horas, algumas já estejam dando sinais de abrir, mostrando uma pontinha branca na lateral.
Transfira elas, estejam ou não abrindo, para o tupperware colocando-as sobre um algodão ou papel toalha umedecido. Este não deve estar totalmente empapado e sim com umidade suficiente para que a mesma mantenha as sementes umedecidas.
Confira de 12 em 12 horas, deixando o recipiente aberto por uns minutos para que haja renovação o ar e evitar o aparecimento de fungos.
Em no máximo cinco dias as sementes devem estar com um rabinho branco aparecendo.
Se em uma semana ainda não germinaram pode descartá-las pois não irão mais germinar.
A medida que as sementes de cannabis forem abrindo você deve fazer o transplante, transferi-las para os vasos em que irão iniciar a fase de crescimento vegetativo.
Plantar em substrato
Como alternativa é interessante a opção de alguns cultivadores que preferem germinar as sementes já no substrato em vez de algodão ou papel toalha.
As vantagens são claras: como a semente não é transferida de um meio para outro não se corre o risco de quebrar a raiz incipiente nem danificar os pelinhos microscópicos da mesma.
A outra vantagem é que o gravitropismo, a condição que faz com que a raiz se dirija para baixo enquanto o caule vai para cima, começa imediatamente sem a nossa intervenção. Acontece com alguma frequência de, por falta de experiência ou destreza, novéis cultivadores depositarem a semente já germinada com a raiz para cima, ocasionando a perda do broto.
Clique e veja um substrato específico para germinação.
Como argumento contra esta prática temos o fato de não poder acompanhar o processo de germinação com o que, às vezes, a impaciência faz com que o cultivador revire o substrato para ver se a plantinha já está se desenvolvendo, arruinando assim o trabalho.
Voltar para Como iniciar um cultivo indoor de maconha.